segunda-feira, 22 de junho de 2009

Magia da ilha

Magia da ilha



Arquipélago de Santana, lugar lindo, meu refúgio, meu quintal.

Nome de santa, Santa Ana, diz a lenda que essa santa era tão apaixonada por esse arquipélago que os fieis de uma antiga vila de pescadores no litoral fluminense, colocaram-na no altar de uma certa igreja no alto de um morro de onde melhor avista-se essas ilhas e ela não resistia, no outro dia essa santa(ou imagem) lá estava, na praia da ilha principal de frente para o mar. Mais uma vez, fieis, homens de grande coragem, que encaravam o mar com pouca ou nenhuma tecnologia, usando muitas das vezes apenas remos, com muita fé,traziam-na de volta e no altar da alta igreja á colocavam. Diz também a lenda que esse ritual aconteceu diversas vezes, até o dia que os fieis perceberam que a santa queria mesmo era morar na ilha e não na igreja, sendo assim deram-na a duas coisas, Por isso a Macaé de hoje tem um arquipélago e uma igreja(de onde se tema melhor visão das ilhas) que levam o seu nome.

Então,como podemos nós, resistir a tantas belezas a tantas atrações se nem uma santa conseguiu? Como podemos acordar numa dia quente de verão ou num dia calmeiro de inverno e não soltar as amarras e partir mar a dentro?

Para quem não conhece esse paraíso eu posso dizer que temos lá apenas três praias de areia e vários metros de costões rochosos, de beleza ímpar, onde encontram se perfeitos lugares para pesca de linha,embarcada ou não, e muitos pontos ótimos para prática da pesca sub. Uma grande diversidade de vida marinha, que podem ser contempladas apenas por poucos, pois poucos são os que conhecem os rituais necessários, para que suas águas fiquem claras e com visibilidade satisfatória para prática do mergulho.Esse ritual nada mais é que uma complexa combinação de fatores como: direçãodos ventos, correntes marítimas e movimentos de marés, que apenas quem ama Macaé,tem sensibilidade para entender.

Amigo que está lendo esse texto, se você ja foi contaminado pela magia da Santana e ama essa cidade, certamente você sofre e curti os momentos inesquecíveis de suas águas, mas se você ainda não foi contaminado, CUIDADO, pois não existe antídoto para esquece-la, e certamente você será mais um louco por ela e sentirá sempre esse desejo desesperado de visitá-la e protege-la, mas te garanto que os contaminados não estão nem um pouco interessados em descobrir a fórmula desse antídoto.

Fico por aqui,esperando que esse antídoto nunca me alcance. fui...

Um comentário:

  1. Agora sim bichão melhorou o esquema...
    (acho que te vi no banco de trás daquele passat em mudança...)

    trouxe junto o comentário

    A santa de santana chorou sangue,
    chorou sangue,
    chorou sangue: era tinta vermelha.
    a nossa santa padroeira chorou sangue,
    chorou sangue,
    chorou sangue: era deus e beleza

    despego meu;
    quem girou a moenda partiu.
    na pressa o rosário quebrou.
    chorou, ah, chorou.

    louveira santa, desata o apuro,
    leve e tanto, sempre sido só;
    tange solto quebrado, quebrado,
    claro carmo, nossa sede. obá.

    madeira oca estende o apulso,
    capela sertana, sementeiro;
    lajedo molhado pisado, pisado,
    claro carmo, nossa sede, obá, ô,
    nossa sede, obá, ô
    nossa sede, obá

    (junio barreto/joão carlos)
    10/06/2009 11:19:54

    ResponderExcluir