quarta-feira, 8 de julho de 2009

Salvem as sardinhas


Olá, estou aqui novamente brincando de escreve.

Estava eu pensando...planejando minha próxima saída para o mar, com a yasmin é claro, ou melhor, as yasmins,quando me veio à cabeça que político não gosta de mar. Tudo bem, que aqui no Brasil não é segredo para ninguém que político só gosta mesmo é de voto e de dinheiro. Veio-me aqui dentro do coco, que eles devem odiar o mar.

Isso começou quando eu estava raciocinando sobre a queda da produção de peixes pescados esportivamente. Digo esportivamente, pois assim posso usar os meus números e os de amigos, para fazer um comparativo com outras épocas. Prefiro não fazer pesquisas sobre a pesca industrial, para comparar dados, pois certamente teríamos números maquiados. A pesca industrial sofre tanto avanço tecnológico a cada ano ( tecnologia desenvolvida especialmente para localizar e capturar cardumes cada vez maiores) e pesca-se cada vez mais longe a cada ano que seria difícil usar um comparativo fiel com anos passados.

Mas referindo-me a pesca esportiva novamente, e usando minha pequena experiência de pescador, posso dizer que é de assustar, o fato de na temporada passada (2008/2009) não ter avistado, na prática da pesca sub, nenhum cardume de anchova, e de pescada bicuda e ainda ter notado um grande declínio de várias outras espécies no litoral de Macaé. Refiro-me a essas duas espécies, por serem elas de grande potencial esportivo e por terem um grande perfil predador, tendo com seu alimento principal a sardinha verdadeira, também conhecida como maromba, que a cada dia vem sumindo do litoral brasileiro.

Esse desaparecimento da sardinha, está diretamente relacionado, com a pesca predatória, realizada pelos grandes navios pesqueiros que abastecem as indústrias de sardinha em conserva e também pelos inúmeros barcos atuneiros que juntamente com os anteriores,desrespeitam as áreas de pesca e os períodos dos defesos(período de reprodução onde fica proibido a pesca) e capturam as sardinhas para usarem como iscas vivas.

Aí, você deve estar perguntando: o que os políticos tem haver com isso?

Eles criam as leis, provavelmente numa véspera de eleição, para agradar uma determinada parcela da sociedade e assim abocanhar seus votos e depois não a fazem serem cumpridas. Eles criaram a lei do defeso da sardinha, mas não criam um mecanismo de fiscalização do cumprimento da lei. Haja vista a situação de sucateamento que se encontram os órgãos de fiscalização ambiental.

O Estado do Rio de Janeiro sempre foi o estado de maior produção de sardinha do país, e provavelmente é o estado com maior índice de pesca ilegal e aqui nas águas do litoral de Macaé jamais foi visto uma embarcação de um órgão de fiscalização ambiental navegando no período de defeso de qualquer espécie, seja ela de peixe ou crustáceo. Quando há algum tipo de fiscalização, essa é feita nos centros de abastecimento, o que eu considero ineficaz, pois o crime da captura já está consumado, e os pescadores criminosos continuam impunes.

A pesca esportiva no mar depende muito da presença da sardinha, pois é essa que atrai os grandes cardumes para a costa e todos nós sabemos que os exemplares mais esportivos são os predadores de sardinha como: cavalas, anchovas, olhos de boi, sardas,

Xereletes, robalos e outros.

Então, já que sabemos que para preservar o futuro da pesca esportiva dependemos da sardinha e precisamos de vontade política tenho duas sugestões a fazer:

Primeiro:

Vamos boicotar o consumo de sardinha. Isso mesmo, boicotar o consumo da sardinha fresca que compramos para nos deliciarmos daquele filezinho com cerveja aos sábados, boicotar a sardinha que compramos para usar de isca nas pescarias de fundo, e boicotar também a sardinha em lata, no período do defeso. Vamos espalhar essa idéia para nossos amigos e familiares. (Não havendo venda, de repente o negócio deixe de ser tão atrativo e esse crime diminua) Denuncie sempre que presenciar a pesca ou a comercialização da sardinha nos períodos dos defesos que ocorrem geralmente nos meses de junho,julho e agosto e também nos meses que vão de novembro a fevereiro.

Essa denuncia pode ser feita de qualquer parte do Brasil pelo telefone do IBAMA chamado de linha verde que é: 0800 61 8080 ( ligação gratuita) ou pelo E-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Segunda:

Vamos tentar atrair os políticos (vontade de rir). Será possível?

Anteriormente eu me referi as únicas coisas que político gosta: dinheiro e voto.

Existe um dado estatístico (não sei a procedência) que no Brasil, conhecido como país do futebol, existem mais pescadores esportivos (devem estar contando os domingueiros) que praticantes de futebol. Isso convertido em votos, daria para eleger diversos políticos que imediatamente se “apaixonariam pelo mar” e quem sabe se esforçariam para fazer as leis ambientais serem cumpridas. Então vamos divulgar isso, pois assim podemos atrair vereadores, deputados estaduais, federais e outros, para a nossa causa. Pois continuando como está, a Yasmin não poderá levar os seus filho para um sábado de pescaria na ilha de santana porque peixe não mais haverá.

Fico por aqui e até a próxima.

6 comentários:

  1. Grande Rodrigo

    No tempo em que estive com os índios, comia muita sardinha com farinha e pimenta, tomei pavor se sardinha, me apaixonei pela farinha e pela pimenta, então não é sacrifício nenhum não comê-la nunca mais, mas meu amigo sempre tenho um baiacu em casa, como anda a situação do nosso amigo gordinho?

    ResponderExcluir
  2. Sardinha em lata,
    lata com sardinha,
    sardinha na gente,
    gente com sardinha,
    Gente na lata!!!
    Apoiado!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da explica'cao. Como estou no grupo dos prativantes de futebol( e muito bem. Meus alunos de sexta as 8 nao me deixam mentir sozinho) eu pensava que o sumi'co das sardinhas fosse por causa dos pescadores com tarrafas que ficam pescando na covardia quando elas encostam para desova formando aquela "nuvem preta" na agua.Como podem ver nao entendo de sardina, mas de futebol...

    ResponderExcluir
  4. Oi Rodrigo, meu nome é Thais e eu trabalho como assessora de comunicação e marketing do Macaé Convention & Visitors Bureau, estava precisando de algumas fotos de mergulho e da ilha de Macaé para eu fazer um folder de divulgação da cidade e levar para Sâo Paulo na feira Adventure Sports Fair que será em setembro, se você puder me ajudar, entre em contato comigo, meu e-mail é: comunicacao@macaecvb.com.br.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de comentar algo novo, como não tem, deixo este comentário...

    é pela amizade!

    ResponderExcluir
  6. escreve cara,
    Se todos estudassem o que e cadeia alimentar veria que extiçao dem ser vivo compromete toda cadeia.
    bjs

    ResponderExcluir